segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Demonstrações na VI Mostra Animal na Portela, Loures





VI Mostra Animal
Ocorreu este fim-de-semana a VI Mostra Animal, no Jardim Almeida Garrett, na Portela (Loures).

Estas iniciativas são criadas com intenção de promover e educar as população no seu relacionamento com os animais domésticos.

Sendo o cão o animal doméstico mais adoptado pelas famílias, como seu companheiro de 4 patas, é nele que mais se foca os eventos desta natureza.

Pedro Araujo, Doggy Clube na demonstração de Obedience
Pedro Araújo do Doggy Clube apresentado por João Sá do Os Cãogurus, a escola organizadora do evento


Por isso, neste evento, várias associações, escolas e outras entidades, estavam representadas, tendo sido possível, assistir a uma demonstração de fisioterapia e os seus benefícios organizada pelo Monte dos Vendavais, assistir a demonstrações de obediência canina organizadas pelos Os Cãogurus, onde o Campeão Nacional de Obediência fez uma demonstração temperada com um jogo de Frisbee, e a demonstrações de agility também organizada pela escola Os Cãogurus.

Pedro Araujo, Doggy Clube na demonstração de Obedience
João Sá do Os Cãogurus apresenta Pedro Araújo do Doggy Clube numa demonstração excitante de Obedience e Frisbee


Outras iniciativas como adopção de animais, interacção com coelhos, póneis e cavalos (disponibilizados pela Escola Profissional Agrícola D. DINIS - Paiã), também estavam disponíveis a quem visitou o evento.

Eu e o meu pequeno tordelha, como membros da equipa de Os Cãogurus, não podíamos de ter deixado de estar neste evento para ajudar a representar a escola.

Para o meu pequeno tordelha de 8 anos foi uma experiência muito positiva, pois até a data não tinha ainda lhe sido exigido a postura e demonstração do trabalho que tem feito com a sua Golden Retriever, a Bianca.

golden retriever no agility
O meu filho e a Bianca, a sua Golden Retriever, na demonstração de Agility


Claro que nem tudo foi rosas, pois como criança, andava excitadíssimo a jogar nos jogos que a câmara tinha disponibilizado no evento para os mais novos, ou andava atrás do cavalo e dos póneis, ou andava a ver os diferentes animais que lá se encontravam, ou ... Portanto foi difícil acalmar a sua excitação para que se concentrasse na tarefa importante de representar correctamente o clube e alguns dos exercícios ficaram meio esquecidos (espero que o mestre não fique muito zangado).

teco, bianca e o meu filho
Teco, Bianca, o meu filho e um pequeno amigo


Mas também temos de ser justos, pois a Bianca, com a sua natureza de Golden Retriever, e no meio de tantos mimos pela criançada também se esquece de desligar o botão de "mimo" e ligar o botão de "trabalho", logo não é fácil para ela se concentrar nas tarefas que lhe são exigidas (é preciso ter paciência) e portanto adicionando a excitação da Bianca a excitação do tordelha temos ....

Ora bem, mas aqui a sua mãe também não pode dizer que foi perfeita e bem mais idade e experiência tem.

Pastor Australiano em obedience
Teco, o meu Pastor Australiano


Nunca é fácil trabalhar cães no meio de multidões e menos fácil ainda com distracções extras de cheiros, outros animais e cadelas na fase "hiper apelativa". Logo na demonstração de obediência, eu e o Teco, o meu Pastor Australiano, no primeiro dia até não correu muito mal, mas no 2º dia ele já não se deixou enganar pelas recompensas gustativas e o olfacto já o atraia para os odores da sua colega "hiper apelativa" (ainda pensei colocar-lhe uma máscara, mas prontos ...) e já o seu trabalho deixou bem a desejar (enfim, agora é que o mestre nos dá um tiro).

Pastor Australiano no agility
Angel, a minha Pastor Australiano na demonstração de agility


Nesta fase pensei que a Angel, a minha Pastor Australiano, salvaria o bom nome da dona e nos representaria de forma gloriosa ... mas ou a dona realmente, como cabeça de alho chocho que as vezes é, errou na condução ou as distracções eram tantas que não encarrilhamos com o exercício de slalom, tendo deixado a ambas numa extrema frustração e com uma grande tristeza.

Bem, enfim, marcamos presença, demonstramos vontade e tentamos brilhar ... só que foi um brilho muito muito muito ténue ... << suspiro >>


Pedro Araújo do Doggy Clube numa demonstração excitante de Obedience e Frisbee


Bem, não deixa de ter sido sempre educativa a nossa presença e só temos de agradecer a oportunidade fornecida pela escola Os Cãogurus e a organização da Câmara Municipal de Loures.

Outras actividades:




Sem comentários: